Jesus nasceu em 25 de Dezembro?

A 25 de Dezembro celebramos o nascimento de Jesus. Mas uma leitura aprofundada do Evangelho coloca essa tese em discussão. Lucas, por exemplo, escreve que no nascimento de Jesus os pastores estavam  a vigiar os rebanhos à noite. Em Dezembro, na Judéia, as noites são chuvosas e frias por isso é difícil imaginar os pastores a vigiar os seus rebanhos à noite.

Então o que estamos comemorando a 25 de Dezembro? Desde os tempos antigos que muitas festas são comemoradas no dia 25 de Dezembro: a do nascimento de Mithra, a divindade vitoriosa das forças da escuridão para se chamar sol invictus (sol conquistado), o encontro entre os deuses e os homens do partido celta de Yule, o nascimento de Horus de um pai que morreu e foi ressuscitado pela magia de sua mãe Isis…

Todas essas celebrações efectuadas no dia 25 de Dezembro representam um encontro especial no qual o poder do sol consegue superar a sombra, a morte. Hoje, tal com antigamente, a noite oferece-nos a oportunidade de soltar as nossas barreiras, os escudos que envolvem a nossa alma e que impedem o contato com Deus.

Porque não ceder aos milagres? Deixemos a nossa alma ser tocada e que a porta do nosso coração se abra para atrair a luz. Lembremo-nos com uma verdadeira convicção interior de que o Divino tudo pode fazer: criar, dissolver e transformar. Se, ao menos, nós realmente deixássemos a porta aberta seria liberta a Alegria do coração, aquela Alegria que deveria preencher estes dias festivos.

Feliz Natal a todos

Angie e Bernard

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: